Cidades do Pará recebem Planos Municipais de Desenvolvimento Rural

1 de abril de 2022 | Notícias

abr 1, 2022 | Notícias

Por Sara R. Leal¹

Com o objetivo de fortalecer a produção familiar sustentável na Amazônia, contribuindo para a redução do desmatamento e dos impactos das mudanças climáticas, o IPAM (Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia) e as prefeituras municipais do Pará organizaram, em outubro de 2021 e em março de 2022, plenárias de apresentação dos PMDRS (Planos Municipais de Desenvolvimento Rural Sustentável), elaborados para 12 cidades do Estado: Anapu, Pacajá, Marabá, Novo Repartimento, Itupiranga, Curionópolis, Parauapebas, Sapucaia, Xinguara, Rio Maria, Floresta do Araguaia e Conceição do Araguaia.

Os documentos foram elaborados de forma participativa e contou com a visão de diferentes atores e setores ligados à zona rural dos municípios. O intuito é que os Planos sejam instrumentos de planejamento e de proposição de soluções aos eixos ligados à produção rural; à segurança pública e à infraestrutura; à saúde; à cultura, ao esporte e ao lazer; ao turismo; às organizações sociais; à educação; ao meio ambiente e ao saneamento básico; e ao ordenamento fundiário.

Os PMDRS foram apresentados em cada uma das suas regiões à sociedade civil, aos órgãos governamentais e não governamentais, aos agricultores e aos demais atores que representam o setor rural nos municípios. Em seus textos, é possível encontrar um diagnóstico socioeconômico e ambiental de cada região, bem como uma análise do futuro desejado, isto é, um conjunto de proposições para a promoção do desenvolvimento rural e uma estratégia de gestão.

“Os PMDRS poderão subsidiar, de maneira mais assertiva, as estratégias de investimentos, as políticas públicas e os projetos produtivos voltados à população que vive no campo, uma vez que as soluções propostas foram elaboradas e validadas pelos atores que atuam na zona rural dos municípios”, explica a diretora adjunta de Desenvolvimento Territorial do IPAM, Lucimar Souza.

A iniciativa faz parte do projeto “Apoio à produção familiar sustentável nos municípios do Pará: capacitação, infraestrutura e educação”. Este projeto é executado pelo IPAM e pelo FBDS (Fundação Brasileira para o Desenvolvimento Sustentável), com financiamento do BMTE (Belo Monte Transmissora de Energia) e do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), em parceria com as prefeituras dos 12 municípios: Emater Pará (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural); Adepará (Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará); Semas-PA (Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Pará); Sedap-PA (Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agropecuária e da Pesca do Pará); Casas Familiares Rurais de Anapu e Pacajá; Ideflor-Bio (Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade do Estado do Pará); Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas); e FVPP (Fundação Viver, Produzir e Preservar).

“Do ponto de vista metodológico, foi muito importante o esforço feito para garantir o levantamento de dados nas áreas rurais dos municípios por meio das consultas realizadas nas comunidades. Além disso, a elaboração dos planos proporciona à sociedade civil, aos governos e aos conselhos municipais de desenvolvimento rural um documento com uma pauta comum para articular projetos que venham fortalecer a produção rural”, afirma o coordenador da FVPP, João Batista.

 

¹Jornalista e analista de Comunicação no IPAM, sara.pereira@ipam-staging.chama7.com



Este projeto está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Saiba mais em brasil.un.org/pt-br/sdgs.

Veja também

See also

Teste 20250816 1605

Teste 20250816 1605

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Aliquam vitae lorem consectetur ante scelerisque elementum. Duis feugiat sollicitudin aliquam. Curabitur justo enim, pulvinar nec convallis ac, porttitor quis urna. Etiam tincidunt fringilla odio in...