BioBusiness Tapajós: incentivo a empreendedores locais e regionais

16 de novembro de 2023 | Notícias

nov 16, 2023 | Notícias

Por Mariana Güths*

Empreendedores locais e regionais do estado do Pará tiveram uma troca de experiências durante o Biobusiness Tapajós. O evento ocorreu em Santarém (PA) e foi organizado pela SEMAS (Secretária de Meio Ambiente e Sustentabilidade) em parceria com o IPAM (Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia), com a ACES (Associação Comercial de Santarém), e com o Centro Inovações Aces Tapajós e do Sebrae de Santarém (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas). O objetivo foi estimular a melhoria do ecossistema de bionegócios no estado, dando incentivo para uma economia baseada em sustentabilidade a partir dos produtos florestais.

O Pará é o primeiro estado brasileiro com um Plano de Bioeconomia e ações voltadas para o setor. Participaram do evento empreendimentos ligados à cadeia do cacau, do artesanato, do mel e de vários outros, como por exemplo o Trançado do Arapiuns, que trabalha com biojoias. O encontro possibilitou o diálogo, formação de parcerias e trocas de experiências entre o terceiro setor, agentes de fomento, governo, sociedade civil e empreendimentos da bioeconomia da Região do Tapajós.

“O Biobusiness Tapajós é um evento importante para a região e também para o Xingu, porque ele teve o objetivo de conectar as várias pontas desse elo que é preciso para a bioeconomia”, afirmou Alcilene Cardoso, pesquisadora de desenvolvimento territorial do IPAM.

Os participantes também conheceram as ações do Plano de Bioeconomia do Pará (PlanBio), e puderam contribuir sobre suas percepções sobre os custos e desafios do ecossistema da região.

“Este é um evento super importante de conexão e de valorização de quem faz a bioeconomia da Amazônia. Que a gente leve esse movimento para fora. São produtos que já estão sendo confeccionados em cada região de forma sustentável, gerando emprego, renda e riqueza para a nossa região”, disse o chef e empresário Saulo Jennings, proprietário do restaurante Casa do Saulo Onze Janelas e Casa do Saulo Tapajós, em Belém.

Luz Marina Almeida, economista da SEMAS e técnica responsável pelo evento, lembrou que a primeira edição do Biobusiness foi em Belém e que a ideia foi expandir o evento “para incentivar empreendedores com produtos sustentáveis de qualidade que utilizam insumos naturais da biodiversidade Amazônica, buscando abrir vários espaços e atendendo produtores de comunidades indígenas, quilombolas e extrativistas”.

*Estagiária sob supervisão de Sara Raíra Leal



Este projeto está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Saiba mais em brasil.un.org/pt-br/sdgs.

Veja também

See also

Teste 20250816 1605

Teste 20250816 1605

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Aliquam vitae lorem consectetur ante scelerisque elementum. Duis feugiat sollicitudin aliquam. Curabitur justo enim, pulvinar nec convallis ac, porttitor quis urna. Etiam tincidunt fringilla odio in...