Beneficiário do Sustenta e Inova ganha premiação do Festival Chocolate Xingu

1 de julho de 2025 | Notícias

jul 1, 2025 | Notícias

*Por Nikole Cantoara

Claúdio Aquino, proprietário do empreendimento Assurini Cacau, venceu o concurso do Festival Internacional do Chocolate e Cacau – Chocolat Xingu 2025 na categoria bebidas derivadas de cacau ou chocolate. O agricultor é apoiado pelo projeto Sustenta Inova, financiado pela União Europeia, coordenado pelo SEBRAE Pará, em parceria com o IPAM (Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia).  

“É com muita alegria e gratidão que eu recebo esse prêmio de primeiro lugar com o licor de cacau com cumaru. Esse reconhecimento tem um valor enorme para mim porque representa o resultado de um trabalho construído ao longo de muitos anos’’, relata Claúdio. 

 

Foto: IPAM

 

O evento, ocorrido nos dias 26 a 29 de junho, foi realizado no munícipio de Altamira (PA), um dos maiores produtores de cacau do Estado e da região norte. Foram mais de 190 mil visitantes durante os quatros dias.  

O evento foi realizado pela Prefeitura Municipal de Altamira junto com a SEDAP (Secretária de Desenvolvimento Agropecuário), organizada pela MVU Empreendedorismo com apoio do projeto Sustenta e Inova. 

 

Stand Sustenta & Inova 

Os empreendimentos apoiados pelo Sustenta & Inova tiveram a oportunidade de expor e vender suas mercadorias em um stand da iniciativa. O intuito foi trazer mais visibilidade às marcas, angariando novos clientes e públicos, além de expandir a rede de contatos e a prospecção de negócios. Na oportunidade, participaram do espaço do Sustenta e Inova os beneficiários Ozawa Chocolates, Frutuoso Chocolate, Fruto dos Deuses e Assurini Cacau, além da Coopaabam (Cooperativa Agroindustrial dos Agricultores e Agricultoras de Brasil Novo e Medicilândia) que comercializaram licores, chocolates, entre outros derivados do cacau. 

Ainda, os beneficiários do projeto tiveram capacitação para troca de experiências, acesso a novas tecnologias, motivação e conhecimentos para melhoria da produtividade da lavoura cacaueira. 

 

Selos Artesanais 

O festival também foi palco para a entrega de Selos Artesanais de Produção Vegetal, que certifica que o produto, feito pelos agricultores, são produzidos com qualidade e sanitariamente corretos. O registro, concedido pelo Governo do Estado por meio da Adepará (Agência de Defesa Agropecuária do Pará), contou com a parceria do IPAM, que participou da mesa no Fórum da Cacauicultura para a entrega desses selos. 

  

Fotos: IPAM

 

No total, quatro agroindústrias familiares dos municípios de Altamira e Brasil Novo receberam autorização para a produção de chocolate em suas propriedades, uma maneira de incentivar a permanência da agricultura familiar na produção e verticalização do produto no campo.  

“A participação do IPAM no Fórum da Cacauicultura tem reforçado a importância de valorizar e dar visibilidade à agroindustrialização na Transamazônica e Xingu. Esse espaço nos permitiu apresentar conquistas recentes, como a obtenção dos selos de produção artesanal vegetal concedidos pela Adepará, fruto de uma trajetória construída com o trabalho de ATER realizado pelo IPAM em articulação com instituições parceiras”, ressalta Thaynara Veloso, pesquisadora do IPAM. 

“Graças ao SEBRAE e ao IPAM, dentro do projeto Sustenta e Inova que discute a permanência da agricultura familiar no campo junto com a inovação tecnológica, conseguimos ter a conquista de nossos selos, e é disso que necessitamos. Do desempenho desses papéis, que dão voz a nós’’, destaca Jiovana Lunelli, agricultora, proprietária da Cacau Xingu e beneficiária do projeto Sustenta e Inova. 

Estagiária de Comunicação*

 

 

 

 

 



Este projeto está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Saiba mais em brasil.un.org/pt-br/sdgs.

Veja também

See also

Teste 20250816 1605

Teste 20250816 1605

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Aliquam vitae lorem consectetur ante scelerisque elementum. Duis feugiat sollicitudin aliquam. Curabitur justo enim, pulvinar nec convallis ac, porttitor quis urna. Etiam tincidunt fringilla odio in...