Área queimada no Pantanal Mato-grossense dobra de tamanho em um dia

10 de agosto de 2021 | Notícias

ago 10, 2021 | Notícias

O incêndio que começou neste fim-de-semana na região de Poconé (MT) dobrou de tamanho nesta segunda-feira (9). De acordo com pesquisadoras do IPAM (Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia) e da instituição americana Woodwell Climate Research Center, com cálculo aproximado de área queimada, o incêndio passou de quase mil hectares nos primeiros dois dias para 2,3 mil hectares de vegetação nativa e pastos naturais atingidos. É o primeiro incêndio de grande proporção no Pantanal Mato-grossense na temporada.

Desde sábado (7), brigadas privadas e equipes do Batalhão de Emergências Ambientais do Corpo de Bombeiros de Mato Grosso atuam no combate e no monitoramento da ocorrência. Na madrugada de segunda para terça-feira, utilizaram técnicas de aceiro e de contrafogo para controle do incêndio e seguem monitorando a situação.

Na estrada

Pesquisadoras do IPAM e do Woodwell participam de uma expedição de campo para melhorar o uso de dados em combate a queimadas e incêndios e estiveram no local.

“A temperatura alta e o vento durante o dia dão força para o fogo e a situação fica difícil de ser controlada”, diz a pesquisadora do Woodwell Climate Research Center e coordenadora do projeto, Manoela Machado.

A viagem coincide com o lançamento do novo relatório do Painel Intergovernamental das Mudanças Climáticas das Nações Unidas (IPCC), que mostra dados preocupantes sobre extremos climáticos para a América do Sul.

“O incêndio libera gases de efeito estufa na atmosfera, piorando ainda mais o clima e a qualidade do ar”, explica a pesquisadora no IPAM e do Woodwell Climate, Ludmila Rattis, presente na expedição. “Isso traz consequências que impactam a nossa saúde e o clima”.

A expedição teve início na sexta-feira (6) e tem como objetivo criar soluções para o controle mais eficiente de incêndios e queimadas, que se agravam no período da seca. É uma parceria entre IPAM, Woodwell Climate e o Batalhão de Emergências Ambientais do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso e passa por três biomas: Cerrado, Pantanal e Amazônia. Um diário da viagem é compartilhado no Instagram do IPAM.



Este projeto está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Saiba mais em brasil.un.org/pt-br/sdgs.

Veja também

See also

Teste 20250816 1605

Teste 20250816 1605

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Aliquam vitae lorem consectetur ante scelerisque elementum. Duis feugiat sollicitudin aliquam. Curabitur justo enim, pulvinar nec convallis ac, porttitor quis urna. Etiam tincidunt fringilla odio in...