Acordo de Paris é histórico e implantação de metas climáticas começa em casa

12 de dezembro de 2015 | COP 21, Notícias

dez 12, 2015 | COP 21, Notícias

O acordo fechado na tarde deste 12 de dezembro em Paris é um feito histórico. Pela primeira vez, todos os países do mundo concordam em agir contra as mudanças climáticas, tendo como objetivo de longo prazo estabilizar a temperatura da Terra bem abaixo de 2oC e fazendo esforços para limitá-la a 1,5oC, valor compatível com a existência de vários países e populações vulneráveis. O Acordo de Paris sinaliza o consenso, inédito, de que não podemos continuar usando combustíveis fósseis e desmatando indefinidamente.

Paris não salvou o mundo: o acordo foi inteiro construído sobre compromissos voluntários em corte de emissões e financiamento, que os países são apenas convidados a apresentar e que implementam conforme permitirem as circunstâncias. A meta de descarbonização até o meio do século e a data do pico de emissões foram perdidas, e não há indicação de compromissos de finanças no longo prazo. Tudo dependerá da manutenção do espírito de engajamento que tornou a COP21 possível.

O Brasil teve papel de destaque na conferência mais uma vez, ajudando a construir consensos da maneira como tem feito desde a conferência de Durban, em 2011, quando surgiu o embrião do Acordo de Paris. O país reforça sua posição histórica de ator progressista nas negociações.

No entanto, o desafio que se coloca é caminhar internamente na mesma direção dentro de casa. É preciso criar políticas consistentes de desenvolvimento sustentável, para médio e longo prazos, como implementar de fato o Código Florestal e uma estratégia de REDD+ em que Estados amazônicos possam ter um papel de destaque. Isso é crucial, a despeito da crise política e econômica, porque o Acordo de Paris é um acordo de nações, não de países.

Se quiser fazer valer o compromisso com 1,5oC, o país terá de reajustar sua INDC. Terá de entender que a exploração do pré-sal e o desmatamento, seja ele legal ou ilegal, são incompatíveis com um mundo de 1,5oC.

O primeiro passo está dado. É preciso, agora, converter o compromisso político em ação. E isso começa dentro de casa.

Veja também

See also

Teste 20250816 1605

Teste 20250816 1605

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Aliquam vitae lorem consectetur ante scelerisque elementum. Duis feugiat sollicitudin aliquam. Curabitur justo enim, pulvinar nec convallis ac, porttitor quis urna. Etiam tincidunt fringilla odio in...