“A coleta de sementes é um papel social e ambiental das comunidades” 

10 de março de 2025 | Um Grau e Meio

mar 10, 2025 | Um Grau e Meio

Por Sara Leal*

Em entrevista à Um Grau e Meio, Débora Fiametti, presidente da COOPERSAF (Cooperativa Solidária da Agricultura Familiar), fala sobre o protagonismo das mulheres na Rede Sementes Portal da Amazônia, em Mato Grosso.

Inscreva-se gratuitamente na newsletter do IPAM para receber conteúdos como este no seu e-mail.

Como se deu o surgimento da COOPERSAF? 

A cooperativa nasceu de uma estratégia relacionada à necessidade da Rede de Sementes se formalizar enquanto empreendimento para comercializar sementes florestais.

Atuamos dentro de nove municípios no território Portal da Amazônia, em Mato Grosso: Apiacás, Alta Floresta, Carlinda, Colíder, Nova Canaã do Norte, Nova Guarita, Terra Nova do Norte, Peixoto de Azevedo e Novo Mundo.

Como é o trabalho da Rede de Sementes? 

Funciona como uma ferramenta de potencializar a geração de renda para as comunidades. Fornece suporte técnico aos cooperados, acompanha a atuação dos grupos e desenvolve capacitações, tanto em âmbito coletivo quanto individual, sobre coleta, beneficiamento, armazenamento, identificação de matrizes. Tem uma lista de coleta de mais de 100 espécies de sementes florestais.

A maior parte dos cooperados são mulheres, com alguns grupos constituídos apenas por elas. O olhar para a questão de gênero é muito importante nesse processo, porque traz a mulher como protagonista na parte de gestão e coleta.

O que explicaria a maior quantidade de mulheres cooperadas?  

Geralmente o homem sai para trabalhar e a mulher fica na propriedade exercendo várias funções. A coleta de sementes surge como uma maneira acessível de ela contribuir com a renda da família e ter mais autonomia.

A questão de gênero é uma discussão nova e recente dentro da cooperativa, embora o número de mulheres sempre tenha sido significativo no quadro de cooperados. Faz três anos que a COOPERSAF está construída por um quadro diretivo de mulheres.

A partir daí, a discussão sobre gênero se intensificou e, com ela, o fortalecimento e participação das mulheres dentro dos espaços de capacitação da Rede e da Cooperativa.

Qual é o papel dessas mulheres na coleta de sementes?  

Hoje elas atuam dentro de toda cadeia, desde a coleta até o beneficiamento. A Rede de Sementes e a Cooperativa não trabalham só a parte de comercialização. Há também a parte de gestão, a questão social e ambiental, e essas mulheres estão envolvidas em todas essas fases, desempenhando um papel crucial, principalmente na parte de gestão dos grupos.

Sabemos que estamos em um cenário ambiental extremamente desafiador. A coleta de sementes é um papel social, ambiental e de mobilização dessas comunidades. Hoje, o coletor e a coletora são guardiões da floresta. Eles que estão ali, todos os dias, coletando, beneficiando essas sementes.

 

*Coordenadora de Comunicação do IPAM, sara.pereira@ipam-staging.chama7.com



Este projeto está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Saiba mais em brasil.un.org/pt-br/sdgs.

Veja também

See also

Teste 20250816 1605

Teste 20250816 1605

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Aliquam vitae lorem consectetur ante scelerisque elementum. Duis feugiat sollicitudin aliquam. Curabitur justo enim, pulvinar nec convallis ac, porttitor quis urna. Etiam tincidunt fringilla odio in...