Uellinton Lopes: paixão pela natureza e muita dedicação por seu ofício

2 de setembro de 2024 | Notícias, Um Grau e Meio

set 2, 2024 | Notícias, Um Grau e Meio

Por Sara R. Leal*

“Um dos meus maiores prazeres é viver em contato com a natureza e vivenciar isso no meu dia a dia”. A frase, publicada em rede social, é de Uellinton Lopes dos Santos, brigadista florestal que faleceu na última semana de agosto, aos 39 anos, enquanto combatia um incêndio na Terra Indígena Capoto/Jarina, no Parque Nacional do Xingu, em Mato Grosso.

Natural de Carinhanha, na Bahia, Uellinton foi contratado em 2024 pelo PrevFogo (Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais), do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis), e integrava a Brigada Pronto Emprego de Brasília. Anteriormente, trabalhou como brigadista no ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade).

Sua paixão pela natureza e dedicação pelo ofício eram evidentes. Em suas redes sociais, o brigadista compartilhava sua rotina de trabalho com orgulho: “Buscando preservar sempre nosso bioma, fauna e flora”. É possível encontrar postagens em que explica termos técnicos como o MIF (Manejo Integrado do Fogo), durante queima prescrita da qual participou, na Chapada dos Guimarães (MT).

São diversos os registros de animais encontrados por ele e compartilhados com os seguidores. “Umas das coisas porque amo tanto a natureza: poder vivenciar tantos encontros com animais como esse lobo na Serra da canastra… a mãe natureza é linda e só agradeço esses encontros maravilhosos”, escreveu em outra postagem. Há também momentos de descontração com os companheiros: “Obrigado meus colegas por trabalhar com alegria, resenhas que a gente produz todos os dias”.

Em 2022, participou de uma missão no Parque Nacional Grande Sertão Veredas, na divisa entre os estados Bahia e Minas Gerais, que o marcou. “(…) como bom baiano sonhador, meu sonho era ir em uma missão dentro do parque que faz parte da cidade que eu nasci, que é Carinhanha, e fui agraciado de poder realizar o sonho de cuidar 12 dias do parque da minha terra. Um parque de grandes histórias, de resistência, grandes batalhas, de riquezas como a nascente do grande rio Formoso, do bioma cerrado e suas belezas naturais”, postou o brigadista.

Uellinton foi um dos muitos profissionais que, diariamente, contribuem para a conservação ao combater e prevenir incêndios. Nossas condolências aos seus familiares e amigos. Para ele e todos os demais brigadistas do país, nosso muito obrigado.

 

*Coordenadora de comunicação do IPAM

Veja também

See also

Teste 20250816 1605

Teste 20250816 1605

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Aliquam vitae lorem consectetur ante scelerisque elementum. Duis feugiat sollicitudin aliquam. Curabitur justo enim, pulvinar nec convallis ac, porttitor quis urna. Etiam tincidunt fringilla odio in...