Catástrofe no Rio Grande do Sul mostra a urgência de ação climática global

3 de maio de 2024 | Notícias

maio 3, 2024 | Notícias

O IPAM (Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia) expressa sua solidariedade e preocupação com os temporais que assolam o Rio Grande do Sul. As chuvas torrenciais, que já afetam rios de todo o estado com níveis históricos, impactam milhares de pessoas. Eventos extremos como estes exigem medidas urgentes para combater o aquecimento global.

Os impactos das tempestades na sociedade gaúcha demonstram que, se persistirmos com a queima de combustíveis fósseis e o desmatamento das florestas do planeta, eventos climáticos severos e extremos, como chuvas intensas e secas escaldantes, se tornarão cada vez mais frequentes.

Considerado pelas autoridades como o maior desastre da história do Rio Grande do Sul, o cenário acende alerta: a proteção do meio ambiente e a luta contra as mudanças climáticas exigem o engajamento para um futuro mais sustentável.

A catastrófica situação em Porto Alegre, a capital, evidencia o grande desafio de promover a adaptação às mudanças climáticas de forma urgente. Para além da mitigação e adaptação, é importante que os estados se preparem para atuar nesses casos, reduzindo a exposição das famílias aos riscos climáticos e aumentando a capacidade de resposta governamental.

Para o Brasil, país diverso e grande produtor agrícola, a demanda por ações de combate às mudanças climáticas, como o fim do desmatamento, e de adaptação, como o reflorestamento, é extremamente urgente. Sem medidas eficazes, corremos o risco de comprometer nosso futuro.

Sobre o IPAM

O Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM) é uma organização científica, não governamental, apartidária e sem fins lucrativos que desde 1995 trabalha pelo desenvolvimento sustentável da Amazônia e do Cerrado. Nosso propósito é consolidar, até 2035, o modelo de desenvolvimento tropical da Amazônia, por meio da produção de conhecimento, implementação de iniciativas locais e influência em políticas públicas, de forma a impactar o desenvolvimento econômico, a igualdade social e a preservação do meio ambiente.

Informações para a imprensa
Camila Santana
(61) 98177.0195

Foto: Gilvan Rocha/Agência Brasil



Este projeto está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Saiba mais em brasil.un.org/pt-br/sdgs.

Veja também

See also

Teste 20250816 1605

Teste 20250816 1605

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Aliquam vitae lorem consectetur ante scelerisque elementum. Duis feugiat sollicitudin aliquam. Curabitur justo enim, pulvinar nec convallis ac, porttitor quis urna. Etiam tincidunt fringilla odio in...