[NOTA] Projeto de lei coloca em risco biomas como o Cerrado e a Mata Atlântica

22 de março de 2024 | Opinião

mar 22, 2024 | Opinião

O IPAM (Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia) demonstra preocupação com a aprovação do Projeto de Lei 364/2019 na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados. Além de seu claro risco ambiental, contribuindo para o desaparecimento de biomas fundamentais para o país, como o Cerrado e a Mata Atlântica, o projeto coloca em risco a viabilidade econômica do agronegócio brasileiro, que lidaria com um clima cada vez mais hostil e imprevisível.

Ao liberar a exploração de mais de 50 milhões de hectares de vegetação nativa, facilitando a exploração das áreas remanescentes de Cerrado e matas ciliares, o projeto ignora a importância desses ecossistemas para o abastecimento. Sem a água produzida nessas áreas, perdemos chuva, geração de energia, empregos e alimentos.

Estudo do IPAM mostra que 50% dos municípios abrigados no Cerrado já perderam pelo menos 30% da superfície de água nos últimos 30 anos. Dados divulgados pelo SAD Cerrado nesta sexta-feira (22) revelam que o bioma tem reduzido sua capacidade de absorção e retenção de água por conta da perda de vegetação nativa, elevando o risco hídrico de 373 municípios.

O prejuízo ambiental e climático que seria permitido pelo projeto acelerariam a catástrofe ambiental, aproximando o Brasil do ponto de não retorno em todos os biomas.

Além disso, o PL se apega à visão limitada de que apenas com a abertura de novas áreas se pode ganhar mais dinheiro no Brasil. Ao subestimar a produção de ponta que existe no País, perdemos a oportunidade de liderar o novo mercado de agropecuária sustentável e bioeconomia, que cresce rapidamente em todas as partes do mundo.

O Brasil só tem a ganhar com a conservação de sua vegetação nativa. Nossas matas preservam de pé uma riqueza inimaginável, evitando o colapso ambiental e apontando o caminho para um futuro em que os serviços desempenhados pela biodiversidade sejam não apenas valorizados, mas entendidos como a chave para o desenvolvimento brasileiro e nosso tesouro mais precioso.

Foto: Thomas Bauer



Este projeto está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Saiba mais em brasil.un.org/pt-br/sdgs.

Veja também

See also

Teste 20250816 1605

Teste 20250816 1605

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Aliquam vitae lorem consectetur ante scelerisque elementum. Duis feugiat sollicitudin aliquam. Curabitur justo enim, pulvinar nec convallis ac, porttitor quis urna. Etiam tincidunt fringilla odio in...