Jardins de Cerrado: conheça a iniciativa que colocou um pedaço da savana no quintal

19 de fevereiro de 2024 | Notícias, Um Grau e Meio

fev 19, 2024 | Notícias, Um Grau e Meio

Por Luiza Melo*

Ao pensar em um jardim, pode surgir a ideia de grama verde e arbustos. Mas, por quê? Foi essa inquietação que a paisagista Marina Siqueira encontrou quando uma cliente lhe encomendou um projeto em que o Cerrado fosse predominante. Em busca de plantas nativas do bioma para concluir a proposta, Mariana percebeu que os viveiros não as produziam para esse tipo de uso.

A vontade de valorizar a beleza da vegetação cerratense só aumentou quando a paisagista se deu conta de que às formações savânicas e campestres costuma ser atribuído “pouco valor”. Foi então que criou a Jardins de Cerrado, em 2014, uma iniciativa que alia arquitetura, paisagismo e conservação. “O objetivo é valorizar essas paisagens e superar a ideia de que savanas são ambientes degradados. São importantes, diversos e muito belos”, destaca Mariana.


Casa Vila Rica, pioneira no projeto de implementação de um jardim com plantas do Cerrado (Foto: Joana França/Reprodução)

As plantas do Cerrado são introduzidas nos projetos de paisagismo de duas maneiras: por meio do plant hunting, que é a coleta de sementes em expedições para reprodução em viveiros, ou pela técnica de semeadura direta.

Para além da questão estética, o objetivo da iniciativa também é criar jardins que possibilitam a utilização de menos recursos hídricos, por ser uma vegetação adaptada à seca característica do bioma. O intuito, segundo Mariana, é inspirar um novo olhar para o próprio Cerrado e usar os jardins como meio de novas relações com esse bioma.


Jardim Piloto, localizado na rotatória entre as quadras 210/211 Norte, em Brasília (Foto: Jardins de Cerrado/Reprodução)

O Jardins de Cerrado atua lado a lado com parceiros e já está presente em diversos locais de Brasília. Mesmo com a alta demanda para jardins residenciais, os espaços públicos da cidade também recebem o trabalho de Mariana: o projeto Jardim Piloto é a implantação do primeiro jardim de Cerrado feito em uma rotatória viária de Brasília, na Escola Parque entre as quadras 210/211 Norte. A iniciativa do jardim público ganhará um longa-metragem com o mesmo nome, que acompanha a paisagista na elaboração do projeto paisagístico.


Mariana Siqueira (Foto: Fernanda Graciano/Reprodução)

Diante do cenário das mudanças climáticas, Mariana diz que a valorização dos biomas locais é uma forma de resgatar e conservar a biodiversidade. “Acredito que esse tipo de iniciativa tenha um futuro promissor, não apenas no Cerrado, mas em outras vegetações. Para enxergar nossos biomas onde quer que estejamos”, comenta.


*Estagiária sob supervisão de Sara Raíra Leal 

Veja também

See also

Teste 20250816 1605

Teste 20250816 1605

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Aliquam vitae lorem consectetur ante scelerisque elementum. Duis feugiat sollicitudin aliquam. Curabitur justo enim, pulvinar nec convallis ac, porttitor quis urna. Etiam tincidunt fringilla odio in...