Joenia Wapichana toma posse na Funai e demarca papel da instituição

3 de fevereiro de 2023 | Opinião

fev 3, 2023 | Opinião

Joenia Wapichana toma posse como presidente da Funai (Fundação Nacional dos Povos Indígenas) nesta sexta-feira, 3, e demarca a retomada do papel da instituição na proteção dos direitos dos povos indígenas. O IPAM (Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia) saúda a nova Funai neste momento histórico com a primeira presidência indígena.

“Finalmente uma Funai verdadeiramente dos povos indígenas e para os povos indígenas. Joenia tem experiência e conhecimento profundo para combater o avanço das ameaças aos direitos fundamentais das e dos indígenas, em especial, o direito às suas terras, essas, tão ameaçadas pela grilagem e pelo garimpo ilegal”, diz Paulo Moutinho, pesquisador sênior e fundador do IPAM.

A nova presidente da Funai tem o pioneirismo como marca de sua trajetória: foi a primeira deputada federal indígena eleita no Brasil, em 2018, com um mandato coletivo; a primeira mulher indígena a concluir a graduação em Direito no país, em 1997, pela Universidade Federal de Roraima; a primeira indígena advogada a fazer uma sustentação oral no Supremo Tribunal Federal, em 2008, com o caso da Terra Indígena Raposa Serra do Sol; a primeira presidente da Comissão Nacional de Direitos dos Povos Indígenas da Ordem dos Advogados do Brasil, em 2013.

“Novos tempos para o Brasil!  Pela primeira vez, teremos a Funai presidida por uma mulher indígena. Serão muitos desafios, mas juntos vamos trabalhar e reerguer nossa casa!”, escreveu Joenia sobre a nomeação para o órgão. 

A inédita gestão indígena, em 56 anos de Funai, assume a pasta em meio às consequências do enfraquecimento deliberado de políticas socioambientais nos últimos anos. Estudo coordenado pelo núcleo indigenista de pesquisas do IPAM em parceria com a COIAB (Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira) equiparou as ameaças decorrentes da desestruturação pública às que acompanham desmatamento, fogo, grilagem e garimpo. 

Sem um esforço no caminho imediatamente oposto, como este que vivenciamos e vivenciaremos junto à Funai indígena, tais fatores poderiam ter impactos irreversíveis para a vida humana com a dizimação de etnias inteiras.



Este projeto está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Saiba mais em brasil.un.org/pt-br/sdgs.

Veja também

See also

Teste 20250816 1605

Teste 20250816 1605

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Aliquam vitae lorem consectetur ante scelerisque elementum. Duis feugiat sollicitudin aliquam. Curabitur justo enim, pulvinar nec convallis ac, porttitor quis urna. Etiam tincidunt fringilla odio in...