MapBiomas recebe prêmio de Inovação Social Coletiva em Davos

18 de janeiro de 2023 | Notícias

jan 18, 2023 | Notícias

O MapBiomas recebeu, nesta terça-feira (17), o prêmio de Inovação Social Coletiva da Fundação Schwab para Empreendedorismo Social no Fórum Econômico Mundial, em Davos, na Suíça. O prêmio Inovadores Sociais do Ano reconheceu 16 projetos em todo o mundo. Na categoria Inovação Social Coletiva foram cinco premiados, com modelos inovadores de colaboração e impacto coletivo para a transformação social. O IPAM integra a iniciativa multi-institucional do MapBiomas com mapeamento do Cerrado e com a coordenação do MapBiomas Fogo.

“O IPAM participa da rede MapBiomas desde sua concepção em 2015. Esse prêmio representa o reconhecimento deste trabalho coletivo e interdisciplinar das várias instituições e pessoas que fazem parte da iniciativa no Brasil e em outros países. A partir desta ciência colaborativa e aberta, a rede tem gerado inovações tecnológicas, mapas e dados sobre as transformações no território brasileiro que contribuem para aplicações, soluções e impactos para a sociedade”, avalia Julia Shimbo, pesquisadora no IPAM (Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia) e coordenadora científica no MapBiomas.

Mudanças sistêmicas

“Problemas complexos não podem ser resolvidos por organizações isoladas, e os premiados da Schwab Foundation deste ano mostram novos modelos de colaboração entre setores usando tecnologia inovadora, redes humanas e recursos e conhecimentos compartilhados. Muitos inovadores sociais têm uma longa história de trabalho em colaboração com outros. A ambição agora é criar mudanças sistêmicas por meio de esforços coletivos”, disse François Bonnici, diretor da Fundação Schwab para Empreendedorismo Social.

A contribuição para mudanças sistêmicas foi uma das metas de Tasso Azevedo, coordenador-geral e idealizador do MapBiomas. “O acesso livre a informações e dados atualizados, históricos e de qualidade sobre o uso e cobertura da terra é premissa para a implantação de políticas públicas, combate ao desmatamento e para a atuação responsável de empresas. Hoje qualquer pessoa com acesso à internet tem condições de verificar o que está acontecendo em todo o território nacional, que foi repartido em módulos de 30 metros quadrados, analisados segundo sua cobertura, seu uso e sua situação fundiária, entre outros critérios”, detalha.

Cooperação internacional

A categoria Inovação Social Coletiva soma-se a outras três, que nortearam a escolha dos premiados até o ano passado: Empreendedores Sociais, Intraempreendedores Sociais Corporativos e Intraempreendedores Sociais Públicos. Os vencedores são selecionados pelos membros do Conselho da Fundação Schwab. O comitê de seleção inclui Helle Thorning-Schmidt, que foi primeira-ministra da Dinamarca de 2011 a 2015; a especialista em inovação social Johanna Mair, que é professora de Organização, Estratégia e Liderança na Escola de Governança Hertie na Alemanha; e H.M. rainha Mathilde da Bélgica, membro honorário do conselho.

“Os Inovadores Sociais do Ano de 2023 representam uma geração de líderes de mudanças sociais e ambientais que demonstram que modelos inovadores de cooperação e ação em todos os setores são essenciais para progredir nos desafios complexos que enfrentamos”, disse Hilde Schwab, cofundadora e presidente da Fundação Schwab para Empreendedorismo Social.

Novo prêmio

Em abril do ano passado, o MapBiomas recebeu o Prêmio Skoll 2022 de Inovação Social, ao lado de outras cinco iniciativas globais. A premiação é a maior e mais tradicional para inovadores sociais e terceiro setor.



Este projeto está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Saiba mais em brasil.un.org/pt-br/sdgs.

Veja também

See also

Teste 20250816 1605

Teste 20250816 1605

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Aliquam vitae lorem consectetur ante scelerisque elementum. Duis feugiat sollicitudin aliquam. Curabitur justo enim, pulvinar nec convallis ac, porttitor quis urna. Etiam tincidunt fringilla odio in...