IPAM dá as boas-vindas aos indígenas do 18º Acampamento Terra Livre

6 de abril de 2022 | Opinião

abr 6, 2022 | Opinião

É com esperança que o IPAM (Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia) dá as boas-vindas aos grupos indígenas de diversas regiões do país que chegaram à Brasília nesta semana para participar do 18º Acampamento Terra Livre (ATL), instalado no complexo da Funarte (Fundação Nacional de Artes) até o dia 14 de abril.

Com o tema “Retomando o Brasil: Demarcar Territórios e Aldear a Política”, os grupos se reúnem no mesmo período em que o Congresso Nacional e o governo federal pautam a votação de projetos que violam os direitos dos povos originários, como o Projeto de Lei 191/2020, que abre as terras indígenas para a mineração.

O IPAM demonstra todo o seu apoio a este que é considerado o maior encontro de etnias do Brasil, e reconhece como primordiais, ao país e ao mundo, as pautas trazidas neste ano pelos povos indígenas.

“Um mundo habitável e um futuro próspero só serão possíveis com a contribuição dessas populações tradicionais, que carregam anos de conhecimento sobre como lidar com a floresta e como viver em comunidade. Para isso, é fundamental que seus direitos sejam reconhecidos, que suas vidas e tradições sejam respeitadas e que a urgência em suas vozes seja ouvida com a devida importância”, afirma o pesquisador sênior no IPAM, Paulo Moutinho.

Veja também

See also

Teste 20250816 1605

Teste 20250816 1605

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Aliquam vitae lorem consectetur ante scelerisque elementum. Duis feugiat sollicitudin aliquam. Curabitur justo enim, pulvinar nec convallis ac, porttitor quis urna. Etiam tincidunt fringilla odio in...