IPAM parabeniza Observatório do Clima por seus 20 anos de história

23 de março de 2022 | Opinião

mar 23, 2022 | Opinião

O OC (Observatório do Clima) comemora hoje seus 20 anos e o IPAM (Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia), parte dessa história, não poderia deixar de parabenizar uma instituição tão essencial para os brasileiros e para o mundo.

Semente cultivada por quatro organizações brasileiras, entre elas o IPAM, a ideia de criar um observatório para discutir questões climáticas coletivamente surgiu a partir da insatisfação quanto à forma como o desmatamento era tratado pelo governo nacional no contexto do Protocolo de Kyoto – o primeiro da Convenção do Clima da ONU (Organização das Nações Unidas), assinado no Japão em 1997.

“O Observatório se tornou uma das maiores referências coletivas e representativas sobre mudança do clima e todas as suas vertentes devido à sua capacidade, coesão e engajamento”, afirma o pesquisador sênior do IPAM e um dos fundadores do OC, Paulo Moutinho.

Com a carta de princípios em mãos, o Observatório consolidou sua formação no dia 23 de março de 2002. Sua trajetória perpassa importantes contribuições, dentre as quais, vale destacar, a criação, em 2009, de um conjunto de diretrizes para a formulação de políticas públicas sobre clima no Brasil, sendo algumas delas incorporadas à Lei nº 12.187/2009, que define a Política Nacional sobre Mudança do Clima (PNMC)

Na costura dessa história, a partir de 2013, o OC dá um grande passo e começa a gerar dados por meio do SEEG (Sistema de Estimativas de Emissões de Gases de Efeito Estufa) – primeira iniciativa não governamental no mundo que calcula anualmente as emissões em todos os setores da economia.

Hoje, o SEEG tornou-se instrumento fundamental de transparência do cumprimento da PNMC e uma forma mais dinâmica de monitorar as mudanças no perfil da economia do país.

“A maioria das pessoas tem a oportunidade de escrever algumas palavras no livro da história do planeta. Com sorte e perseverança, algumas pessoas e/ou instituições têm a chance de escrever sentenças. O Observatório escreveu páginas e páginas desse livro, o que é impressionante e motivo de orgulho para todos nós”, complementa Moutinho.

Veja também

See also

Teste 20250816 1605

Teste 20250816 1605

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Aliquam vitae lorem consectetur ante scelerisque elementum. Duis feugiat sollicitudin aliquam. Curabitur justo enim, pulvinar nec convallis ac, porttitor quis urna. Etiam tincidunt fringilla odio in...