Bio-business Amazônia reúne setores para incentivar a bioeconomia

18 de outubro de 2021 | Notícias

out 18, 2021 | Notícias

Por Sara R. Leal¹

A cidade de Belém, capital do estado do Pará, será palco nesta semana do Bio-business Amazônia, evento associado ao Fórum Mundial de Bioeconomia. O encontro pretende conectar representantes dos setores da produção, mercado, inovação, investidores, cooperação internacional, sociedade civil e governos para discutir e identificar oportunidades de negócios e impulsionar o desenvolvimento contínuo da bioeconomia paraense e amazônica.

O evento está marcado para a próxima terça-feira (19/10), às 19h, na cervejaria Cabôca, e será fechado 150 participantes, entre convidados e inscritos, e seguirá todos os protocolos de segurança contra a covid-19.

A iniciativa é promovida pelo governo do estado do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap) e do Instituto de Terras do Pará (Iterpa); pelo Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM), a Cooperação Alemã para o Desenvolvimento Sustentável por meio da Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH, e pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). O evento também contará com a presença de integrantes das embaixadas da Alemanha, da Noruega, da França e da Comunidade Europeia.

Diretora de Projetos da GIZ, Tatiana Balzon espera que o Bio-business sirva como um “catalizador de oportunidades, no qual diferentes atores das cadeias de valor da bioeconomia possam encontrar sinergias e agendas em comum em prol da floresta em pé e de mais oportunidades de negócios.”

Resultados

Para proporcionar o intercâmbio de informações e criação de network entre convidados e inscritos, cada rodada de talks terá três painelistas de diferentes setores – produção, mercado, pesquisa e inovação aplicadas e investimento e financeiro. Também será disponibilizado um link/aplicativo para que o público interaja, por meio do celular, com os temas dos painéis.
Como resultados do evento, será criada a Rede Bio-business Amazônia, cuja finalidade é estabelecer um intercâmbio permanente para a identificação de oportunidade de negócios e o desenvolvimento da bioeconomia no Pará e na Amazônia; e instituição do Bio-business como evento anual permanente no estado do Pará e, eventualmente, em outros estados amazônicos.

De acordo com o secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Pará (Semas), Mauro O’de Almeida, a ideia é, além de debater o conceito de bioeconomia, conectar pessoas e empreendimentos baseados nesse modelo para oportunizar negócios. “Se queremos mudar a chave da economia, temos que identificar e incentivar negócios que chamem a população para essa nova economia da biodiversidade, e o estado do Pará quer liderar essas iniciativas”, conta.

O diretor de Políticas Públicas e Desenvolvimento Territorial do IPAM, Eugênio Pantoja, diz que são muitos os desafios “para consolidar a Bioeconomia no Pará e na Amazônia como alternativa aos desmatamentos, para a manutenção das florestas, para contribuir com o equilíbrio climático e, sobretudo, para o desenvolvimento humano. Com o evento, buscaremos identificar soluções”, ressalta.

Ao final, haverá um momento cultural com apresentação do cantor e compositor amazônico Nilson Chaves, e participação especial da também cantora e compositora amazônica Lia Sofia.

Confira a programação:

 

¹Jornalista e analista de Comunicação no IPAM, sara.pereira@ipam-staging.chama7.com



Este projeto está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Saiba mais em brasil.un.org/pt-br/sdgs.

Veja também

See also

Teste 20250816 1605

Teste 20250816 1605

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Aliquam vitae lorem consectetur ante scelerisque elementum. Duis feugiat sollicitudin aliquam. Curabitur justo enim, pulvinar nec convallis ac, porttitor quis urna. Etiam tincidunt fringilla odio in...