Programa CapGestão Amazônia é lançado em formato on-line

16 de julho de 2020 | Notícias

jul 16, 2020 | Notícias

Coordenado pelo IPAM (Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia), a edição do Programa CapGestão Amazônia 2020 estreou ontem, 15 de julho, em formato on-line com o primeiro seminário do módulo  Facilitação de Processos Participativos e Desenvolvimento Organizacional Participativo. A aula contou com a presença de 30 técnicos e técnicas de assistência técnica e extensão rural (Ater) – alunos da iniciativa -, além de coordenadoras do projeto e facilitadores dos próximos temas.

O novo formato possui um “pacote” de ferramentas digitais capazes de garantir a qualidade na troca de conhecimento para os técnicos e técnicas de Ater da turma deste ano. O intuito do CapGestão é aprimorar a atuação da Ater na assessoria à gestão dos empreendimentos da agricultura familiar nos municípios onde estão inseridos. A plataforma principal do ambiente de aprendizagem, chamada “Capacitar e Desenvolver”, foi disponibilizada pela Cooperação da GIZ com o Fundo Amazônia/BNDES.

O curso

Serão doze meses de formação composta por seis módulos e aplicação do conhecimento nos empreendimentos da agricultura familiar em períodos chamados “intermódulos”, contemplando os seguintes temas: Facilitação de Processos Participativos e desenvolvimento organizacional participativo; Competências econômicas através da formação de empreendedores; Organização e fomento de cadeias de valor e gênero; Regularização Sanitária; O desenvolvimento de modelos de negócios verdes; e Gestão socioambiental e diferenciação nos mercados.

“Nós esperamos que essa experiência crie subsídios capazes de facilitar a replicação do Programa CapGestão em outros territórios, contribuindo também para a agenda de inclusão digital e equidade de gênero e o envolvimento de jovens, entre outros”, explica a pesquisadora do IPAM e coordenadora do Projeto Fortalecimento de capacidades locais para a gestão de empreendimentos e ampliação da comercialização de produtos da agricultura familiar, Erika Pinto.

Outro caminho

O CapGestão Amazônia, que conta com o apoio do Instituto Humanize e a contrapartida do Projeto Mercados Verdes e Consumo Sustentável, estava previsto para ser realizado presencialmente na cidade de Marabá, no Pará. Com o contexto de pandemia da covid-19, no entanto, foi necessário reestruturar estratégias e a maneira como passar todo o conteúdo aos 35 alunos participantes desta nova fase. Os técnicos e técnicas envolvidos este ano dos 14 municípios considerados pelo programa representam as seguintes entidades:

  • Secretaria Municipal de Agricultura de Marabá, Itupiranga e Tucumã
  • Secretaria Municipal de Agricultura, Indústria e Comércio de Conceição do Araguaia
  • Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Rural Sustentável de Floresta do Araguaia
  • Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Turismo de Rio Maria
  • Secretaria de Produção Rural de Parauapebas
  • Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento de Anapu, Novo Repartimento e São Felix do Xingu
  • Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico de Pacajá
  • Secretaria de Meio Ambiente, Saneamento e Turismo de Xinguara
  • Prefeitura de Curionópolis
  • Associação Casa Família Rural de Anapu e Pacajá
  • Cooperativa de Reflorestamento e Bioenergia da Amazônia de Novo Repartimento
  • Cooperativa Alternativa Mista dos Pequenos Produtores do Alto Xingu/Campax de São Felix do Xingu
  • EMATER de Marabá, Sapucaia, Anapu, Itupiranga, Xinguara, São Félix do Xingu
  • Técnicos do Imaflora e IPAM
  • Empresas de Ater privada

Sobre o Programa

A essência do CapGestão é promover o ensino e a aprendizagem a partir da prática, contribuindo para o aperfeiçoamento dos serviços de Ater da região amazônica. A capacitação envolve técnicos e técnicas de diferentes entidades (públicas, privadas, sociedade civil, cooperativas e associações), a fim de fazê-los apoiarem efetivamente a qualificação de gestão e de acesso aos mercados para a agricultura familiar.

O programa é dividido em sete temas, cujos conteúdos são parte da “Caixa de ferramentas metodológicas do Guia Ater Mais Gestão” – série de instrumentos metodológicos que auxiliam os profissionais de Ater no diagnóstico de problemas e de potenciais dos empreendimentos. Essas iniciativas trazem melhorias na gestão e impactam diretamente a comercialização, a rentabilidade, a valorização e a certificação, entre outros benefícios.

Entre novembro de 2018 e novembro de 2019, 156 participantes de 75 instituições de Ater foram capacitados pelo programa. Ao total, mais de 5 mil famílias foram beneficiadas direta ou indiretamente; 174 tipos de produtos foram comercializados pelos 70 empreendimentos estudados pelos alunos; e mais de 40 municípios foram considerados pelo CapGestão.

Conheça mais:

 

 

Veja também

See also

Teste 20250816 1605

Teste 20250816 1605

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Aliquam vitae lorem consectetur ante scelerisque elementum. Duis feugiat sollicitudin aliquam. Curabitur justo enim, pulvinar nec convallis ac, porttitor quis urna. Etiam tincidunt fringilla odio in...