Desafios e oportunidades da cadeia do açaí são temas de workshops virtuais

21 de maio de 2020 | Notícias

maio 21, 2020 | Notícias

Nas últimas semanas, foi realizada uma série de três workshops on-line da iniciativa Diálogos Pró-Açaí, na qual participaram diversos atores integrantes dessa importante cadeia de valor. O objetivo era debater os desafios, as oportunidades, as perspectivas e as soluções para as agendas consideradas mais relevantes, como: de sustentabilidade; de gestão da informação; e de governança do setor. 

O primeiro Workshop, cujo tema foi “Gestão da Informação”, tratou de questões relacionadas aos dados e informações essenciais da cadeia de valor do açaí; como organizá-los, disponibilizá-los e disseminá-los para os grupos interessados; e, ainda, como a iniciativa pode se organizar para levantar uma frente de gestão da informação de toda a cadeia.

Participantes trouxeram experiências importantes nessa temática, como Carlos Brito – Diretor de Sourcing da Frooty; Fábio Gobeth – assistente da presidência da Transportes Bertolini, Fernanda Stefani – sócia diretora da 100% Amazônia; e Rogério Corrêa – pesquisador do Inmetro e Responsável pela Plataforma Brasileira de Normas Voluntárias de Sustentabilidade.

Durante este primeiro encontro foi lançada a página Diálogos Pró-Açaí na web, a qual reúne diversas informações sobre a iniciativa, bem como publicações e notícias decorrentes dela.

Já o segundo Workshop teve como tema principal “Sustentabilidade” e foi responsável por abrigar as discussões sobre os requisitos para obter um açaí mais sustentável e qual o papel dos padrões de sustentabilidade neste contexto.

Esse workshop contou com as apresentações da coordenadora e pesquisadora do IPAM (Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia), Erika Pinto; do gerente de projetos do Instituto Peabiru, Manoel Potiguar; do engenheiro florestal e assessor técnico da GIZ, Octavio Nogueira; e do pesquisador da Embrapa Cenargen e coordenador Nacional do Projeto Bem Diverso, Anderson Sevilha.

Também, durante esse segundo evento, foi apresentado o estudo “Padrões de sustentabilidade na cadeia do açaí”, pela Renata Guerreiro, consultora do Instituto Terroá.

O terceiro e último workshop virtual da série Diálogos Pró-Açaí teve como tema principal “Governança e Próximos Passos” e tratou de pontos relacionados à própria série Diálogos: como o setor pode continuar se articulando em uma agenda coletiva e fortalecer os grupos envolvidos; quais foram os resultados obtidos e alcançados até o momento; e quais serão os próximos passos.

Esse último workshop contou com as apresentações da coordenadora de relações institucionais da Coalizão Brasil Clima, Floresta e Agricultura, Laura Lamonica; do assessor técnico da GIZ, Octávio Nogueira; do coordenador da União para o Biocomércio Ético (UEBT) na América Latina, Ronaldo Freitas; e do consultor de sustentabilidade do Instituto Votorantim, Orlando Nastri Neto.

Além disso, o encontro também contou com as falas finais de membros da nossa rede de parcerias, como Carlos Brito (Frooty), Marco Pavarino (MAPA) Coordenador-geral de extrativismo no MAPA; Fábio Vailatti (Projeto RECA),  Hervé Rogez (UFPA), Fábio Gobeth (Transportes Bertolini), Anderson Sevilha (Projeto Bem Diverso), Vitarque Coelho (MDR – Rota do Açaí), Erika Pinto (IPAM); Gunter Viteri (GIZ); Beatriz Luz (Exchange 4 Change); Alexandre Goulart (Conexsus).

Participaram dessa série de workshops 94 pessoas, de mais de 40 instituições diretamente ligadas a essa cadeia de valor da Amazônia, incluindo empreendimentos da agricultura familiar (cooperativas e associações), empresas compradoras e beneficiadoras de açaí, órgãos governamentais, instituições do terceiro setor, universidades e órgãos de pesquisa.

Cadeia do Açaí

A cadeia do açaí movimenta mais de US$ 720 milhões por ano no mundo, e tem como um dos maiores produtores o Brasil que gera aproximadamente 1,5 milhão de toneladas/ano. 

O mercado tem se mostrado crescente, apresentando taxa de mais de 12% no período entre 2018-2025. Esse aumento do consumo é, em parte, muito atribuído ao caráter nutricional do fruto, que, por ser considerado um superalimento – pois contém elevado potencial antioxidante, já possui relevante valorização na indústria alimentícia, nutracêutica e cosmética. 

A cadeia do açaí também traz importantes benefícios sociais, econômicos e ambientais para a Amazônia, pois beneficia em torno de 150 mil famílias de extrativistas e agricultores familiares, sendo a maioria delas organizadas em quase 200 empreendimentos comunitários (cooperativas e associações) na Amazônia. Estima-se que aproximadamente 300 mil pessoas estejam envolvidas nessa cadeia, entre produtores, batedeiras, industriais, varejos e serviços em geral.

Diálogos Pró-Açaí

Devido a importância da cadeia do açaí para a bioeconomia da Amazônia, o objetivo da  iniciativa Diálogos Pró-Açaí é reforçar o diálogo técnico e político entre os atores inseridos nessa cadeia; apoiar parcerias estratégicas e cooperação; fortalecer o intercâmbio e troca de experiências; e, por fim, melhorar o ambiente de negócios e a sustentabilidade de toda a cadeia de valor do açaí.

A iniciativa começou a ser realizada em novembro de 2018 e até o momento, ocorreram diversos encontros intrasetoriais, como seminários e workshops, além de múltiplas conversas bilaterais entre os participantes e demais interessados.

O Diálogos Pró-Açaí é uma iniciativa do Projeto Mercados Verdes e Consumo Sustentável, em parceria com o Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) e a GIZ (Cooperação Alemã para o Desenvolvimento Sustentável), sendo conduzida pelo Instituto Terroá e pelo Consórcio Eco Consult/IPAM Amazônia, com apoio e cooperação dos projetos Projeto Private Business Action for Biodiversity (PBAB/GIZ), Projeto Bem Diverso (EMBRAPA/PNUD/GEF), Projeto Cadeias de Valor Sustentáveis (ICMBIO/USFS), da Plataforma Brasileira de Normas Voluntárias de Sustentabilidade, do INMETRO, do WWF-Brasil, e outros.

As informações são do Instituto Terroá. Leia aqui o texto original.

Veja também

See also

Teste 20250816 1605

Teste 20250816 1605

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Aliquam vitae lorem consectetur ante scelerisque elementum. Duis feugiat sollicitudin aliquam. Curabitur justo enim, pulvinar nec convallis ac, porttitor quis urna. Etiam tincidunt fringilla odio in...